Pseudo-Lotada


Hoje apliquei aquele velho pensamento: "só nos preocupamos com os problemas quando estamos dentro dele". Pois bem, partindo daí, digo-lhes que hoje eu pude sentir(e como senti) de perto uma calamidade pública do meu estado, chamemos assim.















Da transição de Copacabana para minha casa enfreitei uma terrível e "calorosa" situação. O ônibus que entrei estava lotado, ok, dizer que estava lotado é muito pouco pra descrever realmente. Pois bem, para facilitar imagine uma suruba, isso, um grande sexo grupal. Pelo roça-roça (Sim, essa realmente era a única parte boa disso tudo) podemos literalmente dizer que era uma suruba. Ponto. Agora, sem pesquisas ao querido Google, suponhamos que um ônibus transporta, sentado, enfatisando, S E N T A D O, uns 50 passageiros. Ponto. Incluimos mais 50 além das suportadas, que nossos queridissimos amigos motoristas, por ordem superiora ou não sei outro motivo, permitem que entrem, formando assim, !Opa, caramba!, 100 pessoas. Ponto. Agora, incluimos novamente mais 50 transeuntes e mais 2 pessoas que o motorista faz questão que entrem. Ponto. Ok, juntemos "os pontos" e a suruba, você já deve imaginar o que eu passei. E pior o que uma secretária, por exemplo, passa todos os dias de sua incrivel vidinha. (Não menospresando as secretárias, mas convenhamos que hoje em dia é raríssimo uma menina sonhar com essa profissão).



Outrora, pensava eu que estava em algum simulador, ou melhor, em uma novo brinquedo da Walt Disney. Certamente sendo a última opção, não queria eu participar. Nas curvas tinhamos que ter a preocupação de nos jogar para o lado contrário, caso esforço não fisessemos, tombariamos com o enorme retângulode rodas e numerado, vulgo, ônibus.
Nem vou citar o fato de achar também que estava em uma lata de sardinha, porque isso todo mundo pensa né.








Pois bem, naquelas horinhas em que fiquei ali, conheci variados tipos de pessoas e cheiros, bons e ruins. Nem cito o famoso cecê né, que é uma figura indispensável dentro de um ônibus, principalmente quando está cheio. É incrível, as pessoas que estão sentadas, geralmente são as mais cheirosas e as que ficam em pé estão com o C², vulgo, cecê. Reflitam. Nunca vi um ônibus tão lotado ao ponto das pessoas precisarem fazer malabarismo para se acomodar, se é que dava para tal luxo. Apesar de tão lotado, uma amada senhora teve a coragem de me pedir licença. Espera, como assim "com licença?", seria mais fácil ela dizer "Por favor, tem como você esmagar a pessoa que está na sua frente para eu e minha enorme bolsa sair desse ônibus super lotado?". E ela ainda ficou parada por uns segundos esperando que pudesse dar espaço de uma maneira fácil. E ai pensamos, "se está cheio, porque as pessoas teimam em entrar? será elas teimosas ou são aficcionadas por um ônibus lotado?", respondo que pelo simples motivo do ser humano hoje andar junto com a rapidez, para tudo queremos agilidade(Para dançar também o "créu"), quanto mais rápido for, mais lucro terá, financeiramente ou não. Em um local que passa um tipo de ônibus a cada 20 minutos, você prefere pegar o cheio ou esperar mais 40 minutos, partindo do pressuposto de que já esperava o qual desistira?, e a resposta, na maioria, será, "enfrentar o lotadão".
Uma outra questão, "Então porque fica tão cheio assim?", e respondo-lhes que os motoristas não fazem apostas uns com outros para ver quem consegue transportar mais passageiros para que no final do mês o motorista vencedor se torne o "Funcionário do mês" e ganhe uma gratificação de 0,006% de aumento no salário. A resposta é simples e não precisa de muita inteligência para enxergar que o Governo não investe nos transportes públicos como deveria, sendo assim, não seguindo também o grande crescimento dos seus usuários principalmente com o facilitador riocard. A implantação do metrô só fez amenizar, porém não melhorar. Sem citarmos os municípios e estados que nem ônibus tem. Pulemos essas críticas a nossa política, pois não adianta passar água em panela com gordura.
Para terminar, pude reparar uma coisa: brasileiro só se une quando tem copa do mundo ou quando vai utilizar o ônibus lotado.



Comments are closed on this post.